Ministro da Agricultura diz ser a favor da "Lei dos Pesticidas"

Os ministros da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, Carlos Fávaro e Paulo Teixeira, negaram que o Governo Lula (PT) seja contra projeto de lei que moderniza o uso dos defensivos agrícolas, fator essencial para a manutenção das colheitas no Brasil.

Durante a Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado Federal, na quinta-feira (4), eles comentaram sobre diretrizes e programas prioritários do Governo Federal, como reforma tributária, demarcação de terras indígenas e invasões de terras; mas também foram convidados a explicar a posição do Partido dos Trabalhadores em relação à modernização dos agroquímicos, que pode melhorar o desenvolvimento das lavouras, evitar as pragas, auxiliar na competitividade do país frente a outras nações e tornar mais célere o processo.

Questionado pelo senadores, entre eles a ex-Ministra da Agricultura, Tereza Cristina (PP-MS), Fávaro falou:

- Contem com o apoio do MAPA. Nós entendemos a celeridade que o Projeto dará a todo o processo. A minha posição segue sendo a de fortalecer a competitividade do agro brasileiro e a de dar mais segurança aos produtores, no momento de aplicação, e aos consumidores - destacou.

Teixeira, no entanto, foi mais comedido que o colega e disse que, se houver "consenso", o tema irá avançar.

- Quando há consenso no setor, também há, naturalmente, a retirada de insumos que possam contaminar pequenos agricultores. Precisamos estar atentos a essa segurança que fará o setor agropecuário ainda mais forte e confiável - acrescentou.

Sobre a necessidade urgente de ser apresentado o Plano Safra com taxas de juros razoáveis aos produtores e equalização para pagamento, assunto levantado por Tereza Cristina, Fávaro disse que o Plano 2023/2024 precisa de fortalecimento no Congresso e que ruralistas com "boas práticas serão recompensados".

- Precisamos de mais recursos disponíveis e um PLN, ainda em 2023, para o Seguro Rural. Estamos ao lado do produtor rural, que pratica a sustentabilidade há tempos. O Plano Safra será recompensador para quem segue as boas práticas - finalizou.

Siga as nossas redes sociais:

Facebook: Jornal do Agro Online 

Instagram: @Jornaldoagroonline

Telegram: Jornaldoagroonline

TikTok: @jornaldoagroonline

Siga-nos