
A Comissão de Desenvolvimento Regional (CDR) fará uma diligência a Novo Progresso (PA) para acompanhar e debater a situação da Ferrogrão, ferrovia que vai interligar o Porto de Mirituba (PA), ao município de Sinop (MT).
Autor do requerimento, o senador Zequinha Marinho (Podemos-PA) destaca no pedido que o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu — desde de setembro — a ação que julga a legalidade da construção da Ferrogrão e estabeleceu o prazo de seis meses para a conclusão dos estudos de viabilidade da via férrea. A ADI 6.553 questiona a constitucionalidade da Lei 13.452, de 2017, que alterou os limites do Parque Nacional do Jamanxim (PA) para viabilizar um trecho de 933 Km da ferrovia. Zequinha disse que o Ministério dos Transportes já apontou que não existe sobreposição do traçado da ferrovia com terras indígenas e comunidades quilombolas.
"Enquanto estamos discutindo a construção da Ferrogrão já há dez anos o mundo já construiu 30 mil quilômetros de ferrovia. Essa é a ferrovia mais viável do Brasil. Esse questionamento feito no STF não tem a menor lógica. Precisamos pressionar, mobilizar a sociedade. A ferrovia vai tirar de circulação uma quantidade enorme de caminhões — apontou o senador.
Com a Ferrogrão, haverá uma economia de cerca de R$ 20 bilhões no custo do frete em relação ao transporte realizado por rodovias.
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Fonte: Agência Senado