Produtores estão animados com a safra melancia
Após um início de safra conturbado em 2022/23, com custos elevados e incertezas quanto aos contratos, a campanha de 2023/24 de exportação de melancia está um pouco diferente no RN/CE.
Segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea, apesar de novamente ter havido um atraso, agora a grande maioria dos contratos já está fechada, e os problemas relacionados à logística (altos preços e baixa disponibilidade de navios) e à alta dos insumos (principalmente fertilizantes) foram amenizados.
Quanto à fitossanidade, houve problemas com oídio e mosca minadora, aumentando custos com defensivos. Apesar disso, a situação foi controlada com êxito, e espera-se um custo de produção, no geral, mais baixo. Vale lembrar que o clima neste ano está mais favorável, com poucas chuvas (devido ao El Niño), o que tende a contribuir com boas produtividade, qualidade e sanidade.
Na Europa, a aceitação da fruta brasileira está boa, principalmente para minimelancias (por volta de 2,5 kg) e os preços internacionais estão favoráveis, mantendo produtores remunerados.
Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:
https://t.me/jornaldoagroonline
Curta nossa página no Facebook:
https://www.facebook.com/jornaldoagroonline/
Instagram: https://www.instagram.com/jornaldoagroonline/
TikTok: tiktok.com/@jornaldoagroonline