Queda no custo do fertilizante alivia custos de produção da batata

Os levantamentos de Painel realizados para o Especial Batata 2023 apontam uma queda nos preços dos principais insumos utilizados na produção de batata.

Esse alívio em 2023 foi verificado após acentuada alta nos valores nos dois anos anteriores. Em 2021 e em 2022, o fertilizante foi o principal “vilão” dos avanços nos custos de produção, ao passo que, em 2023, o insumo se tornou o “mocinho”.

Entre os cinco modelos típicos de produção estudados nesta edição, a safra das águas de 2022/23 no Sul de Minas Gerais foi o que apresentou a queda mais expressiva dos valores dos fertilizantes, de 38%, ao passo que, no período do inverno 2023, foi o que registrou a menor diminuição, de 11%.

 A razão disso está no período de compra dos insumos.

Na temporada das águas do Sul de Minas, o insumo foi comprado justamente no período de maior baixa no preço, enquanto que, no inverno, os preços já tinham subido – embora tenham permanecido abaixo dos verificados em 2022.

Para 2024, a notícia não é muito boa: como o preço do insumo voltou a ficar mais caro a partir do segundo trimestre de 2023, os custos no próximo ano devem voltar a aumentar.

Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:

https://t.me/jornaldoagroonline

Curta nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/jornaldoagroonline/

Instagram: https://www.instagram.com/jornaldoagroonline/

TikTok: tiktok.com/@jornaldoagroonline

Siga-nos