desktop_noticias_topo

SP: Instituto orienta pescadores para obter licença pelo PesqBrasil

O Instituto de Pesca (IP-Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, visando colaborar com o público interessado em obter licença de pesca, informa sobre o PesqBrasil - RPG Pescador e Pescadora Profissional, um novo sistema de cadastramento e recadastramento de pescadores e pescadoras profissionais artesanais. Seu objetivo é agilizar e simplificar o processo de registro e a legalização da atividade pesqueira, de forma gratuita e on-line.

De acordo com o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), o órgão responsável pelo processo de obtenção de licenças para pescadores no Brasil, o sistema foi desenvolvido com base nas necessidades de pescadores, que colaboraram com os técnicos do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), no desenvolvimento do programa.

A pesquisadora científica do IP Paula Gênova disse acreditar que “com esse novo sistema, o pescador ou a pescadora profissional terá acesso ao Registro Geral da Pesca de forma mais segura, pois é um documento que prova que ele ou ela atua na prática de forma profissional. Deve ser mais ágil que o anterior, no entanto é preciso cuidado ao fazer as manutenções periodicamente, informando suas produções diárias de forma correta, a quantidade de capturas e vendas, caso contrário a carteira pode ser suspensa no recadastramento anual”.

Apesar do avanço, o sistema ainda está passando por manutenção, para melhor atender aos usuários. O MPA informa que algumas inconsistências, sobretudo de veracidade dos cadastrados, estão sendo ajustadas.

Segundo informações de algumas lideranças pesqueiras no estado de São Paulo, há otimismo, e a maioria está se adaptando ao uso do novo sistema. Vale ressaltar que é de suma importância que os pescadores e as pescadoras exerçam a sua profissão de forma legalizada, a fim de assegurar os seus direitos e garantir acesso aos benefícios previdenciários.

Para se cadastrar é necessário ter 18 anos ou mais, estar em pleno exercício de sua capacidade civil, ser brasileiro nato, naturalizado ou estrangeiro com autorização para o exercício profissional no país.

Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:

https://t.me/jornaldoagroonline

Curta nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/jornaldoagroonline/

Instagram: https://www.instagram.com/jornaldoagroonline/

TikTok: tiktok.com/@jornaldoagroonline

Fonte: Apta-SP

Mostrar comentários