
As populações ribeirinhas — que moram nas margens dos rios e vivem de atividades ligadas à natureza — terão uma data comemorativa. A Comissão de Educação e Cultura (CE) aprovou, nesta terça-feira (17), o PL 3738/2021, que cria o Dia Nacional do Ribeirinho, a ser celebrado anualmente em 6 de junho.
Apresentada pelo senador Jader Barbalho (MDB-PA), a proposta recebeu parecer favorável do relator, senador Plínio Valério (PSDB-AM). Se não houver recurso para votação em Plenário, o texto será enviado para a Câmara dos Deputados.
O projeto prevê ações destinadas à educação, saúde e qualidade de vida da população ribeirinha e ressalta que o objetivo central é promover a conscientização sobre a importância de preservar a cultura e a identidade da população ribeirinha.
A data foi escolhida por ser um dia após o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho e, também, devido à importância dessas pessoas na preservação ambiental.
Ribeirinhos
Essas comunidades formam-se nas proximidades dos rios, principalmente na Amazônia. As principais atividades desses grupos são a pesca artesanal, a extração de produtos florestais, a caça e o cultivo de alimentos para consumo próprio.
Nota da Redação
Há também milhares ribeirinhos em todo o país, cuja produção circula regional e nacionalmente. A pesca e o extrativismo são exemplos do importante trabalho realizado pelos ribeirinhos, movimentando setores da economia e gerando empregos.
Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:
https://t.me/jornaldoagroonline
Curta nossa página no Facebook:
https://www.facebook.com/jornaldoagroonline/
Instagram: https://www.instagram.com/jornaldoagroonline/
TikTok: tiktok.com/@jornaldoagroonline
Com informações da Agência Senado