desktop_noticias_topo

Focos de gripe aviária vai a 123 em todo o país

Segundo notícia publicada no site Carnetec, o Brasil tinha 123 focos de influenza aviária de alta patogenicidade confirmados até a noite de quarta-feira (11), nenhum deles em ave do setor produtivo, segundo informações do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

"Dois novos focos foram confirmados em aves silvestres em Marataízes e Cariacica, no Espírito Santo e um total de 14 investigações de focos suspeitos da doença estava em andamento", diz a publicação.

Desde a confirmação do primeiro caso em 15 de maio, 2.056 investigações de casos suspeitos de Síndrome Respiratória e Nervosa das Aves foram realizadas no país. Entre essas, 545 com coletas de amostras.

Os focos registrados até agora foram em São Paulo (36 em aves silvestres), Espírito Santo (31 em aves silvestres e 1 em ave de subsistência), Rio de Janeiro (19 em aves silvestres), Santa Catarina (15 em aves silvestres e 1 em ave de subsistência), Paraná (12 em aves silvestres), Bahia (4 em aves silvestres), Rio Grande do Sul (1 em ave silvestre e 2 em mamíferos marinhos) e Mato Grosso do Sul (1 em ave doméstica).

Apesar dos dados, o Brasil continua considerado livre de influenza aviária de alta patogenicidade, segundo os critérios da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), já que não possui caso confirmado da doença em ave do setor produtivo.

Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:

https://t.me/jornaldoagroonline

Curta nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/jornaldoagroonline/

Instagram: https://www.instagram.com/jornaldoagroonline/

TikTok: tiktok.com/@jornaldoagroonline

Fonte: Carnetec

Mostrar comentários