desktop_noticias_topo

Alta do diesel impacta na aquisição de insumos para produção da soja

Levantamento do Cepea mostra que o preço médio do diesel ficou 12,2% mais caro em setembro/23 frente ao mês anterior, mas 9,2% mais barato que em setembro/22, considerando-se a média de quatro praças acompanhadas: Sorriso (MT), Cascavel (PR), Rio Verde (GO) e Passo Fundo (RS). 

Diante disso, na média destas quatro regiões, o poder de compra do sojicultor frente ao insumo caiu na comparação mensal, tendo em vista que o valor médio da saca de soja ficou praticamente inalterado em setembro frente ao mês anterior, mas 24,2% inferior ao de setembro de 2022. 

Cálculos do Cepea mostram que, em setembro/23, com a venda de uma saca de soja foi possível adquirir 20,2 litros de diesel, contra 22,7 litros em agosto/23 e 24,1 litros em setembro/22, ou seja, respectivas pioras de 10,8% e de 16,2% no poder de compra do sojicultor. 

Segundo pesquisadores do Cepea, a valorização do diesel está atrelada à alta do preço do petróleo no mercado mundial – o barril do petróleo WTI se valorizou 9,9% em setembro e 6,1% em um ano. 

Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:

https://t.me/jornaldoagroonline

Curta nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/jornaldoagroonline/

Instagram: https://www.instagram.com/jornaldoagroonline/

TikTok: tiktok.com/@jornaldoagroonline

Fonte: Cepea

Mostrar comentários