desktop_noticias_topo

Agro segue em forte crescimento com a abertura de 'novos mercados' no exterior

Desde o início de 2023, o Agronegócio brasileiro conquistou 51 novos mercados no exterior para os produtos agropecuários até setembro deste ano

A informações foram divulgadas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), que colaborou nas negociações nas Américas (Argentina, Canadá, México, República Dominicana, Uruguai, Equador, Colômbia, Chile e Panamá), totalizando 22 mercados.

Na região asiática (Indonésia, Singapura, China, Índia, Malásia, Armênia, Cazaquistão e Quirguistão) foram conquistados 14 mercados.

No continente africano (Egito, Argélia, Angola e África do Sul) as tratativas contabilizaram sete produtos.

Já na Europa, foram Rússia e Belarus. Na Oceania, Polinésia Francesa, Nova Caledônia e Vanuatu. E no Oriente Médio, Israel e Arábia Saudita.

Vale lembrar que a abertura foi para produtos diversos que ainda não estavam na lista de comércio com estes países, pois a maioria deles já eram importadores de produtos do agro brasileiro.

Estas ‘novas’ aberturas de mercados são resultado de transações bilaterais que culminam no acordo dos requisitos de sanidade a serem atestados e do certificado correspondente, sanitário, fitossanitário ou veterinário, que passará a ser aceito pelo país importador nos pontos de entrada da mercadoria.

Ainda há um trabalho de preparação do produtor e do exportador para atender às demandas de cada um desses novos parceiros, além do desenvolvimento de atividades de promoção comercial e de divulgação dos produtos agropecuários brasileiros.

As exportações brasileiras do agronegócio subiram 6,6% em agosto deste ano, no comparativo ao mesmo mês do ano passado, atingindo US$ 15,63 bilhões. O valor correspondeu a 50,4% do total exportado pelo Brasil, segundo a SCRI.

Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:

https://t.me/jornaldoagroonline

Curta nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/jornaldoagroonline/

Instagram: https://www.instagram.com/jornaldoagroonline/

TikTok: tiktok.com/@jornaldoagroonline

Fonte: Com informações do Mapa

Mostrar comentários