desktop_noticias_topo

Climatempo: Meteorologia aponta frente fria no Sul e chuvas no Sudeste

A primeira semana do mês de outubro começa com destaque para baixas temperaturas e o tempo firme na maior parte da Região - com exceção do leste e norte do Paraná, que ainda podem receber algumas pancadas isoldas.

A passagem de uma frente fria reforça a entrada do ar polar, que neste começo de segunda-feira (02), derruba as temperaturas sobre as regiões dos Vales em Santa Catarina e no estado do Rio Grande do Sul, além das áreas de serra e planalto.

O amanhecer pode começar com geada, mas, ao longo do dia, o sol aparece e as temperaturas ficam agradáveis. A partir de terça-feira (03), a chuva volta a ganhar força, devido à uma mudança no padrão da circulação de vento, espalhando nuvens carregadas na maior parte da Região.

Na terça, com a baixa pressão e o fluxo de umidade em baixos níveis, o tempo volta a ficar instável, principalmente no centro-oeste do Rio Grande do Sul e oeste de Santa Catarina, onde podem ocorrer pancadas fortes com raios e ventos moderados.

Formação de novo ciclone

Na quarta, essa baixa pressão dá origem à um ciclone extratropical em alto mar, e ao longo do dia o sistema dá origem a uma frente fria. Novamente: O sistema não se forma sobre nenhum estado da Região Sul e muito menos, atua diretamente sobre eles- mas, é mais um reforço para a formação destas instabilidades, das nuvens carregadas, dos temporais e da ventania.

O tempo fica mais encoberto e há risco para temporais no norte do Rio Grande do Sul e no centro-oeste de Santa Catarina. No Paraná, a chuva terá mais influência devido ao deslocamento da frente fria em direção ao Sudeste que vai reforçar muitas nuvens, também sobre o estado paranaense, com potencial para pancadas fortes.

Na quinta (05), esta frente se afasta mais para o oceano e o tempo volta a ficar firme em grande parte da Região. Chove, apenas, no Paraná, mas, sem indicativo de chuva forte e/ou temporais. A tendência até o final desta semana é de a atuação de um cavado que novamente vai favorecer um fluxo maior de umidade sobre a Região. A semana vai terminar com temporais de novo, em especial sobre o interior do Sul do país.

Sudeste

O tempo vai ficar instável durante toda esta primeira semana de outubro na Região Sudeste, com previsão de chuva, muitas vezes acompanhada por raios e rajadas de vento.

Segunda-feira (02), com destaque para o litoral norte de São Paulo, o centro-sul de Minas, o estado do Rio de Janeiro e o sul do Espírito Santo. A chuva nestas regiões pode começar já durante a madrugada e se estende ao longo do dia, intercalando alguns períodos de melhora. Há previsão de pancadas moderadas à forte, com raios e ventos de até 60 km/h - devido à frente fria que segue se deslocando para o oceano.

Na terça (03), o sistema estará mais afastado para alto mar, mais, ainda vai ter circulação de ventos, ar quente e úmido reforçando as instabilidades. Há previsão de chuva forte no leste de Minas Gerais, incluindo regiões como Juiz de Fora, a Zona da Mata e o Vales do Jequitinhonha e Rio Doce, no estado do Espírito Santo e o norte do Rio. As pancadas podem intercalar períodos de sol e melhoria no decorrer do dia. Em São Paulo, o sol volta aparecer mais, as temperaturas voltam a subir e ocorrem pancadas isoladas pelo interior e pouca chuva na capital e no litoral.

Nova frente fria reforça a chuva na Região

Na quarta (04), uma nova frente se aproxima à noite no sul de São Paulo, reforçando a chuva sobre a região do Vale do Ribeira, as cidades de Iguape, região de Cananeia e o litoral sul. Nas demais áreas do Sudeste, combinação de calor e umidade, favorecendo pancadas de chuva à tarde, com risco de raios, mas sem grandes alertas.

Na quinta-feira (05), o sistema avança mais em direção ao Sudeste reforçando nuvens bem carregadas sobre São Paulo, sul-sudoeste de Minas e o centro-sul do Rio de Janeiro. A cidade de São Paulo e a capital fluminense ficam em alerta para temporais. Atenção especial, também para o interior de São Paulo, cidades como Sorocaba, Campinas e Itapetininga podem receber chuva de forma mais persistente, assim como o litoral. Na sexta (06), ainda vai ter bastante umidade e esquenta, podem ocorrer pancadas de chuva forte com raios e ventos, principalmente à tarde em todos os estados da Região.

Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:

https://t.me/jornaldoagroonline

Curta nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/profile.php?id=100090837996028

Instagram: https://www.instagram.com/jornaldoagroonline/

TikTok: tiktok.com/@jornaldoagroonline

Fonte: Climatempo

Mostrar comentários