Tecnologia 5G vai revolucionar o agronegócio do Brasil

Quem disse que o campo é coisa do passado? A Tecnologia 5G, uma rede com maior velocidade, baixa latência e capacidade de conectar vários aparelhos em um só rede, promete revolucionar a vida e o trabalho do homem do campo.

O leilão foi feito em novembro de 2021, mas desde 2022 as capitais e demais cidades do país procuram adequar a estrutura para receber essa nova internet.

Com a nova tecnologia, a ideia é levar 5G para 5.570 sedes municipais até 2029. Outras 7.430 localidades menores deverão ter 4G até 2025.

Atualmente, 100 cidades brasileiras já contam com o 5G e essa tecnologia será um grande avanço para o agronegócio, pois significa dizer que um maior volume de dados poderá ser transmitido, como usar uma estação meteorológica ou utilizar uma máquina agrícola enorme para o trabalho.

- Quando falamos da criação de animais ou de trabalhos na lavoura, você há infraestrutura no campo para passar cabeamento, seja de energia quanto de dados, entre os sensores que estão lá na ponta e a sede da fazenda onde estão os equipamentos. Dessa forma, o 4G e 5G tem um papel fundamental para que essa comunicação sem fio ocorra de maneira confiável, com uma amplitude boa o suficiente para que vários pontos da propriedade consigam produzir e extrair dados - explica Mauro Periquito, diretor da Kyndryl, empresa provedora de serviços de infraestrutura de tecnologia da infromação.

O executivo lembra que,com uma cobertura mais robusta de internet, os produtores poderão monitorar rebanhos e lavouras em tempo real, realizar as modificações necessárias em tempo recorde, de maneira rápida e segura, e atenuar os prejuízos, se eles surgirem.

Além do mais, com a tecnologia de carros e da Fórmula-1 migrando firmemente para o campo e os instrumentos de medição mais avançados, o papel do 4G e do 5G será fundamental para conectar os novos equipamentos e trazer mais eficiência energética, economia de água e até fazer o uso adequado dos defensivos agrícolas.

Siga as nossas redes sociais:

Facebook: Jornal do Agro Online 

Instagram: @Jornaldoagroonline

Telegram: Jornaldoagroonline

TikTok: @jornaldoagroonline

Siga-nos