desktop_noticias_topo

Porto Alegre fica debaixo d’água, em passagem de novo ciclone (assista)

Depois de 15 anos, as gigantescas comportas de aço foram fechadas para tentar impedir o avanço das águas do Rio Guaíba, que corta a capital gaúcha.

Isso porque um novo alerta de ciclone extratropical foi emitido pela Defesa Civil e as agências meteorológicas, ainda na segunda-feira (25), o que acabou se confirmando.

As chuvas e os ventos de cerca de 60 km chegaram na terça (26) e se intensificaram a partir de hoje, elevando o rio a 3,17 metros, no setembro mais chuvoso do Rio Grande do Sul, desde 1916, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

O registro foi publicado nas redes sociais da Prefeitura de Porto Alegre:

O Lago Guaíba atingiu maior nível em 82 anos no Cais Mauá chegando a 3,17 m.

As maiores cheias registradas foram nos anos:
1873 – 3,5 m ✖️
1914 – 2,6 m
1928 – 3,2 m ✖️
1936 – 3,22 m ✖️
1941 – 4,75 m ✖️
1967 – 3,13 m
1984 – 2,60 m
2015 – 2,94 m
2016 – 2,65 m
2023 – 3,17 m ✖️

Com isso, as comportas suportaram a grande massa de água, mas acabaram sofrendo com vazamentos. Neste momento, estão inundas a orla do Gasômetro, no Cais Mauá e a água continua subindo.

Em Barra do Ribeiro, na região metropolitana de Porto Alegre, uma mulher de 60 anos não conseguiu sair de um carro, que foi arrastado pela enxurrada e acabou falecendo. Um homem e duas crianças, que retornavam para casa com a vítima, conseguiram se salvar. Esta foi a 50ª morte causada por efeitos climáticos só neste mês de setembro, no RS.

Até ontem, o Inmet havia registrado 413,8 mm de chuva na capital gaúcha, ou o triplo da média esperada, para o mês. A agência esclarece que o fenômeno ocorre por causa de uma área de baixa pressão que se deslocou da Argentina e do Paraguai, rumo ao Sul do Brasil.

O deputado federal gaúcho Giovani Cherini fez um registro sobre a importância do muro de contenção do Guaíba e postou um vídeo dos trabalhadores da prefeitura reforçando as comportas:

Funcionários da prefeitura reforçam comportas com sacos de areia. A iniciativa visa impedir que a água do Guaíba chegue no centro de Porto Alegre. Mais uma vez a decisão de revitalizar o muro se mostrou fundamental para evitar uma catástrofe maior, escreveu Cherini

Ele também publicou um vídeo que mostra as águas do Guaíba ‘vazando’ pelas enormes comportas de aço que foram fechadas, depois de 15 anos, para tentar conter a cheia em Porto Alegre

Confira este e outros vídeos de Porto Alegre alagada:

Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:

https://t.me/jornaldoagroonline

Curta nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/profile.php?id=100090837996028

Instagram: https://www.instagram.com/jornaldoagroonline/

TikTok: tiktok.com/@jornaldoagroonline

Foto
Mostrar comentários