desktop_noticias_topo

Chuvas podem contribuir com alta do boi gordo, avaliam consultores

A chegada da Primavera no último dia 23 deve contribuir, como sempre ocorre, com uma melhora nos preços de bovinos em todo o país. A recuperação de pastagens, proporcionada pela volta das chuvas, também é considerada como fator importante para a valorização de preços

Consultores do setor apontam que as condições climáticas e a alta de insumos, entre 2021 e 22, ficaram entre os fatores de achatamento de preços.

Outros fatores foram aumento da oferta de animais, principalmente de confinamentos, e o achatamento das exportações

“As chuvas possibilitam ao produtor reter animais ou distribuir melhor esse fluxo, reduzindo a oferta e melhorando o preço no mercado”, avalia Alberto Pessina, da Agromove.
O consultor, porém, ainda teme interferência negativa da forte oferta de bois confinados. “No curto prazo, o mercado ainda está pouco ofertado, com exportações ainda fracas e confinamento recebendo mais bois. Isso me preocupa”, disse.

Marcos Araújo, da Agrinvest, concorda. 

“Existe muito boi de confinamento para ser vendido ainda.. Com a chuva e a melhora de pasto deverá haver novamente maior oferta de fêmeas. Creio que o preço pode cair em outubro”, resumiu.

Retorno baixo

Apesar de queda nos preços de grãos, os custos para terminação intensiva de gado ainda não favoreceram o confinamento de animais. Segundo dados do Imea (Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária), o mercado trabalha com uma redução de 4,47% de animais se comparado a julho do ano passado, queda de 12,2% em relação ao consolidado de outubro de 2022.

Esse fator deve favorecer os preços se houver queda no número de animais confinados.

A maior abertura de novos mercados e aumento das vendas externas no último trimestre do ano seriam cenários perfeitos para o setor, como avalia Pessina. “O que falta ainda é uma melhora nas exportações. Talvez vamos sentir essa melhora no fechamento de setembro, após abertura de plantas. Até o momento os embarques ainda estão fracos em relação a 2022”, disse.

Siga as nossas redes sociais:

Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:

https://t.me/jornaldoagroonline

Curta nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/profile.php?id=100090837996028

Instagram: https://www.instagram.com/jornaldoagroonline/

TikTok: tiktok.com/@jornaldoagroonline

Mostrar comentários