desktop_noticias_topo

Calor deve bater em 40 graus nesta sexta-feira, prevê o Inmet

Uma forte onda de calor que altera as condições climáticas do Brasil desde o início da semana pode passar por uma alteração para pior a partir de amanhã, sexta-feira. O país terá marcas superiores a 40°C em cidades do Centro-Oeste e Norte, além do interior do Estado de São Paulo, conforme prevê o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) em boletim publicado na internet.

Além das altas temperaturas, o instituto também emite alerta para baixos índices de umidade relativa do ar, com percentuais de 17 a 25, de hoje até sábado, dia 23.

Os alertas são baseados em protocolos internacionais, segundo o instituto, com risco de variação climática de 3 graus para cima.

As cidades com risco de “super calor” são: São Miguel do Araguaia (GO) 40.2ºC; Gaúcha do Norte (MT) 39,9ºC; Goiás Velho (GO) 39,7ºC; Cuiabá (MT) 39,6ºC e São José do Xingu (MT) 39,5ºC.

Nestas localidades é maior o risco de incêndios na vegetação - incluindo áreas do Sudeste e Centro-Oeste. Informe emitido pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) inclui na lista áreas de Goiás, Minas Gerais, Pará, Tocantins, Distrito Federal, São Paulo, Rio e Maranhão.

Primavera

A onda de calor afeta o país na abertura da Primavera, que tem início previsto para a madrugada desta sexta-feira, dia 22. O fenômeno não ocorre no país há pelo menos 60 anos.

Siga as nossas redes sociais:

Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:

https://t.me/jornaldoagroonline

Curta nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/profile.php?id=100090837996028

Instagram: https://www.instagram.com/jornaldoagroonline/

TikTok: tiktok.com/@jornaldoagroonline

Mostrar comentários