desktop_noticias_topo

Plantio de soja começa em Mato Grosso e no Paraná

Produtores de soja do Mato Grosso e do Paraná lançam, nesta semana, as primeiras sementes da safra de soja de 2023/24. O plantio será iniciado em estados em que o vazio sanitário termina nesta semana, seguindo calendário estabelecido pelo Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).

O vazio sanitário é o período em que o cultivo do grão é proibido como forma de evitar contaminação pela ferrugem. 

A autorização de plantio em Mato Grosso vale para produtores que cultivaram algodão, neste ano, a partir do dia 15, a próxima sexta-feira. No Paraná, com calendário um pouco mais aberto, o plantio está liberado desde o dia 10.

O Imea (Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária) manteve as estimativas para  a safra no estado, com previsão de área plantada de 12,22 milhões de hectares - aumento de 0,82% em relação à safra anterior - e produtividade de 59,7 sacas/hectare - redução inicial de 4,17% na mesma comparação. A produção estimada é de 43,78 milhões de toneladas, com queda de 3,39% em relação à safra anterior.

As exportações devem totalizar 27,32 milhões de toneladas.

Paraná

A safra de soja do Paraná será próxima de 21,9 milhões de toneladas, conforme dados do Deral (Departamento de Economia Rural), do governo do Estado. Se confirmada a previsão, haverá queda de 2% ante o volume colhido no período anterior.

A área plantada com o grão está estimada em 5,8 milhões de hectares, praticamente a mesma da safra passada.

Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:

https://t.me/jornaldoagroonline

Curta nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/profile.php?id=100090837996028

Instagram: https://www.instagram.com/jornaldoagroonline/

TikTok: tiktok.com/@jornaldoagroonline

Mostrar comentários