desktop_noticias_topo

Instituto de Pesca tem parceria com a Petrobras no desenvolvimento do pré-sal

O desenvolvimento do pré-sal da Bacia de Santos deixou um legado de conhecimento científico inédito para o país. O Programa de Caracterização Regional da Bacia de Santos, que avaliou o ecossistema e a biodiversidade da região, é considerado um dos maiores já realizados pela indústria offshore mundial, pela dimensão do trabalho de campo e da amplitude dos resultados.

Conduzido pela Petrobras em parceria com diversas instituições de pesquisa, incluindo o Instituto de Pesca (IP-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, o programa avaliou uma área de 350 mil km2 do Oceano Atlântico, entre Florianópolis (SC) e Cabo Frio (RJ).

O projeto catalogou mais de 3.200 espécies da região, desde bactérias e plânctons até peixes, baleias e golfinhos. Além disso, contribuiu para analisar as condições meteorológicas da área, a qualidade da água do mar, a descrição das correntes e a circulação oceânica.

A iniciativa envolveu 300 pesquisadores brasileiros, entre eles o pesquisador científico do IP Antônio Olinto Ávila da Silva, que coordenou o módulo de Caracterização da Ictiofauna da Bacia de Santos. Para apoiar as pesquisas, a Petrobras disponibilizou uma embarcação exclusiva aos profissionais envolvidos.

O estudo como um todo gerou 68 trabalhos científicos e alavancou 30 linhas de pesquisa. O material coletado também foi destinado a museus e coleções científicas, enriquecendo o patrimônio científico nacional disponível para pesquisadores e estudantes de todo país.

Instituto de Pesca

O Instituto de Pesca é uma instituição de pesquisa científica e tecnológica, vinculada à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, que tem a missão de promover soluções científicas, tecnológicas e inovadora para o desenvolvimento sustentável da cadeia de valor da Pesca e da Aquicultura.

Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:

https://t.me/jornaldoagroonline

Curta nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/profile.php?id=100090837996028

Instagram: https://www.instagram.com/jornaldoagroonline/

TikTok: tiktok.com/@jornaldoagroonline

Fonte: Secretaria de Agricultura de SP

Mostrar comentários