Bancos deixarão de operar transferências por DOC e TEC até 2024
Os bancos deixarão de oferecer a modalidade de pagamento via Documento de Ordem de Crédito (DOC) para pessoas físicas e jurídicas até 29 de fevereiro de 2024. O anúncio foi feito pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), nesta quinta-feira (4).
As instituições financeiras resolveram retirar essas atividades em virtude do desinteresse do público depois do lançamento do Pix (modalidade de pagamento e transferências gratuitas), em novembro de 2020, durante o Governo Bolsonaro.
O volume de DOCs caiu tanto em 2022 que chegou a somar apenas 59 milhões de operações das mais de 63,07 bilhões de transações realizadas. Ou seja, somente 3,7% do total.
Além do DOC, a Transferência Especial de Crédito (TEC), feitas exclusivamente por empresas para pagamento de benefícios a funcionários, também será excluída permanentemente.
O Pix, que é instantâneo, continua liderando as operações no Brasil com 24 bilhões de transações. Em seguida, vêm cartão de crédito (18,2 bi); cartão de débito (15,6 bilhões); boletos (4 bilhões); TED (1,01 bilhão); cheques (202,8 milhões) e 59 milhões via DOC.
Siga as nossas redes sociais:
Facebook: Jornal do Agro Online
Instagram: @Jornaldoagroonline
Telegram: Jornaldoagroonline
TikTok: @jornaldoagroonline