Governo Lula adota tom mais ameno com ministros defendendo a reforma agrária, mas condenando as invasões

O Governo de extrema-esquerda do presidente Lula (PT), finalmente, se manifestou sobre a "onda" de invasões de terras que o Movimento dos Trabalhadores Sem terra (MST) e a Frente Nacional Luta Campo e Cidade (FNL) estão organizando em todo o país nos últimos quatro meses.

Nesta quinta-feira (4), em audiência pública na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado Federal, os ministros da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, defenderam um programa de reforma agrária. Mas, criticaram, as invasões de terra promovidas pelos movimentos sociais.

Fávaro, que recentemente recusou ir à Agrishow em Ribeirão Preto (SP), disse que o terceiro mandato de Lula vai entregar "um pedaço de terra para quem tiver vocação e desejar produzir". Mas, ainda assim, defendeu a presença do líder do MST, João Pedro Stédile, na comitiva de, mais ou menos, 150 pessoas que Lula levou para a China.

- (...) Por que não pode um líder social ir lá também para buscar oportunidades em causas sociais? Por que não pode um sindicalista fazer parte da comitiva presidencial? Mas não tem posicionamento dúbio: invasão de terras não é legítimo. Não devemos apoiar. (...) Não é concebível apoiar invasão de terra. Da minha parte nunca o farei - declarou.

Teixeira utilizou o mesmo tom e disse para os senadores que o governo do PT não está sendo omisso ou leniente com as invasões, mas que, de fato, procura assentar as famílias cadastradas nos movimentos.

- Não há desse governo qualquer leniência com esse tipo de problema. Agora, faz seis anos que nenhum centímetro de terra é entregue para o povo brasileiro. O programa de reforma agrária acabou. O presidente Lula pretende anunciar em maio um programa de reforma agrária para 2023. Um programa que possa trazer não só a terra, mas infraestrutura, crédito e assistência técnica - destacou.

O Governo Lula pretende apresentar, em breve, um programa de reforma agrária que vai confiscar propriedades rurais de grandes devedores da União para abater a dívida e repassar as terras para o MST e a FNL.

 

Siga as nossas redes sociais:

Facebook: Jornal do Agro Online 

Instagram: @Jornaldoagroonline

Telegram: Jornaldoagroonline

TikTok: @jornaldoagroonline

Siga-nos