desktop_noticias_topo

Brasil tem dois novos casos de gripe aviária

Até a noite deste domingo (3) o Brasil tinha 88 focos de influenza aviária de alta patogenicidade, sendo duas em aves domésticas e todas as demais em aves silvestres.

Mas a boa notícia é que nenhum deles diagnosticado em aves do setor produtivo, como patos e galinhas, por exemplo, segundo informações divulgadas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa)

Os casos mais recentes foran confirmados na sexta (1), nas cidades litorâneas de Itanhaém (SP e Mangaratiba (RJ). Ambos em aves silvestres.

Desde o primeiro caso, em maio deste ano foram 1.796 investigações de suspeitas de Síndrome Respiratória e Nervosa das Aves foram realizadas no país.

O estado com o maior número de focos é o Espírito Santo (28 em aves silvestres e 1 em ave de subsistência), seguido de Rio de Janeiro (17 em aves silvestres), São Paulo (15), Paraná (12), Santa Catarina (9 em aves silvestres e 1 em ave de subsistência), Bahia (4) e Rio Grande do Sul (1).

O Brasil, tido como exemplo em vigilância sanitária no setor, segue como zona livre de influenza aviária de alta patogenicidade, segundo os critérios da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA)

Siga as nossas redes sociais:

Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:

https://t.me/jornaldoagroonline

Curta nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/profile.php?id=100090837996028

Instagram: https://www.instagram.com/jornaldoagroonline/

TikTok: tiktok.com/@jornaldoagroonline

Fonte: Mapa / Carnetec

Mostrar comentários