Comissão do Senado aprova proposta que prioriza reciclagem de baterias de veículos elétricos
A Comissão de Meio Ambiente (CMA) aprovou o projeto de lei que altera a Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010, a Política Nacional de Resíduos Sólidos, para tratar da logística reversa para baterias de veículos elétricos (PL 2327/2021).
A proposta determina que o procedimento deverá priorizar a reciclagem e reaproveitamento de seus componentes na fabricação de novas baterias.
De autoria do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), a proposta teve relatório favorável da senadora Damares Alves (Republicanos-DF) e segue para a análise da Câmara dos Deputados.
O PL 2.327/2021 trata da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305, de 2010) e objetiva recuperar a matéria-prima das baterias elétricas para viabilizar a tecnologia do veículo elétrico, garantindo a destinação ambiental adequada de seus rejeitos após o aproveitamento através da logística reversa, responsável pelo retorno dos materiais ao ciclo produtivo para que possam ser reutilizados, reciclados ou descartados corretamente.
Na justificativa, Flávio Bolsonaro argumenta que o custo de consumo por quilômetro quadrado é aproximadamente seis vezes menor em comparação ao carro movido a gasolina ou álcool, o que atrai os motoristas, apesar do ainda alto custo desse veículo no Brasil. O senador apontou também para a tendência de popularização e diminuição dos preços desses veículos, lembrando que será preciso encontrar uma solução adequada para um de seus maiores problemas: a destinação das baterias após o final da vida útil, de aproximadamente 15 anos.
Ele acrescenta que a reciclagem de baterias poderá recuperar até 40% das matérias-primas para a fabricação, como lítio e cobalto. "Até 2030, em torno de 10% dos insumos para a fabricação podem vir da reciclagem, que pode inclusive gerar insumos para fabricar outros tipos de baterias para, por exemplo, celulares e equipamentos hospitalares", disse.
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Fonte: Agência Senado