desktop_noticias_topo

Cotações da soja se mantém em alta no mercado interno e externo

As cotações da soja, em Chicago, nesta última semana de agosto, se mantiveram mais firmes, porém, na quinta-feira o mercado cedeu e o fechamento deste dia 31/08, para o

primeiro mês cotado, ficou em US$ 13,60/bushel, contra US$ 13,65 uma semana antes, segundo levantamento do Centro Internacional de Análises Econômicas e de Estudos de Mercado Agropecuário da Universidade de Ijuí, no Rio Grande do Sul (CEEMA).

Mais uma vez o clima nos EUA foi o elemento central deste comportamento. Tanto é verdade que o USDA informou uma redução de 59% para 58% nas lavouras entre boas a excelentes condições nos EUA, em seu relatório do dia 28/08. Um ano antes esse índice estava em 57%.

Nesta data 91% das lavouras estavam em formação de vagens e 5% na fase de derrubada das folhas. Mas, apesar das especulações climáticas, as diferentes visitas às lavouras de soja dos EUA têm apontado, em muitos locais, uma safra cheia. É o caso, agora, do Estado de Indiana, que apresenta um potencial de produtividade ao redor de 100 sacos/hectare.

Por outro lado, na semana encerrada em 24/08, os EUA embarcaram 322.149 toneladas de soja, o que levou o volume total, no atual ano comercial, a 51,9 milhões de toneladas, contra pouco mais de 56 milhões no mesmo período do ano anterior. E no Brasil, os preços voltaram a subir um pouco mais.

Os dados parciais da Secex mostram que, até a terceira semana de agosto, os embarques de soja somam 5,4 milhões de toneladas, com média mensal 48,6% maior que a de agosto/22. Por sua vez, a futura safra de soja, no Brasil, está com nova projeção, devendo atingir a 162,8 milhões de toneladas, ou seja, mais 5,3% sobre o ano anterior.

Siga as nossas redes sociais:

Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:

https://t.me/jornaldoagroonline

Curta nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/profile.php?id=100090837996028

Instagram: https://www.instagram.com/jornaldoagroonline/

TikTok: tiktok.com/@jornaldoagroonline

Fonte: CEEMA/UNIJUI

Mostrar comentários