desktop_noticias_topo

Lançada ao mar, água de Fukushima tem baixos níveis de radiação

Como já havia sido anunciado pelo governo japonês, a água utilizada para o resfriamento dos reatores da usina nuclear de Fukushima, e que começou a ser lançada no Oceano Pacífico, tem índicis de radioatividade abaixo do limite máximo permitido.

Diante de protestos dos próprios japoneses e de vários países da região que duvidavam da informação, a resposta veio após testes realizados na água do mar, pelo Ministério do Meio Ambiente, que não detectaram radioatividade.

O Japão começou a lançar a água na última quinta-feira. O líquido está armazenado em tanques e vem sendo tratado há anos, para atingir níveis máximos de descontaminação.

Organizações científicas e especialistas asseguraram que a ‘filtragem’ removeu os elementos mais radioativos, com exceção do trítio, isótopo radioativo do hidrogênio.

Mas os testes com amostras colhidas em 11 pontos próximos à usina apresentaram concentração de trítio abaixo do limite de detecção, de 7 a 8 becquerels por litro.

A notícia, entretanto, não fez a China mudar de posicionamento, contrária ao lançamento da água ao mar e que tomou a decisão de suspender a compra de alimentos produzidos no Japão.

Siga as nossas redes sociais:

Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:

https://t.me/jornaldoagroonline

Curta nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/profile.php?id=100090837996028

Instagram: https://www.instagram.com/jornaldoagroonline/

TikTok: tiktok.com/@jornaldoagroonline

Mostrar comentários