Governo Lula vai tomar terras de devedores da União e destinará à Reforma Agrária


Foi o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar do Governo Lula (PT), Paulo Pimenta, quem anunciou a medida do terceiro mandato do petista, em fevereiro deste ano. Segundo a pasta, a ideia do Governo Federal é confiscar as propriedades de grandes devedores da União e encaminhar para assentamentos da Reforma Agrária.
- Pretendemos fazer um programa de arrecadação de terras públicas e de terras de grandes devedores. Este é um debate que vamos fazer com o Ministério da Fazenda para disponibilizar terras para assentamentos de reforma agrária - disse Paulo Teixeira para surpresa e terror dos proprietários.
- Pode fazer uma compensação do que ele deve e ele entrega a terra, e assim a gente destina para reforma agrária - acrescentou, indicando que, talvez, o valor das terras não seja suficiente para quitar a dívida.
O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) já está fazendo um levantamento de terras públicas que podem ser desapropriadas e o Ministério da Fazenda, comandado por Fernando Haddad, irá mapear pessoas físicas e jurídicas que estejam em débito com a União.
Siga as nossas redes sociais:
Facebook: Jornal do Agro Online
Instagram: @Jornaldoagroonline
Telegram: Jornaldoagroonline
TikTok: @jornaldoagroonline