Imea estima que Mato Grosso sozinho pode superar Argentina na produção de grãos


De acordo com dados do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), o Mato Grosso, o maior produtor brasileiro de grãos, vai colher mais toneladas de soja do que a Argentina inteira em 2023.
O Imea estima que Mato grosso sozinho colherá 43 milhões de toneladas do produto. Já a Argentina ficará bem abaixo disso, com 34,5 milhões.
O prejuízo dos "hermanos" decorre da falta de chuvas na principal região produtora do país: a pampa úmida. Por isso, a expectativa no país comandado por Alberto Fernández e Cristina Kirchner não é nada positiva.
O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, que analisa de perto a produção dos países em relação aos grãos, também acredita que a produção argentina ficará na casa dos 33 milhões de toneladas. De acordo com os dados do órgão norte-americano, Brasil, Estados Unidos e Argentina são os maiores produtores globais de soja.
E não é só isso: a Argentina, que sempre foi conhecida como uma das maiores exportadoras de grãos do planeta, vai colher também menos milho: 42,5 milhões de toneladas. Enquanto que MT, vai granjear 43,4 milhões.
O Mato Grosso, aliás, é um dos estados brasileiros que mais contribui para as exportações do Brasil. Só fica atrás de São Paulo e Paraná.
A previsão é de que a atual safra brasileira seja de 153 milhões de toneladas, sendo que 25% do coletado virá do Mato Grosso.
Siga as nossas redes sociais:
Facebook: Jornal do Agro Online
Instagram: @Jornaldoagroonline
Telegram: Jornaldoagroonline
TikTok: @jornaldoagroonline