Pecuária Sustentável é destaque em 88ª ExpoZebu e alinhamento para novas regras do Governo Lula
A ExpoZebu, a maior feira de raças zebuínas do mundo, que ocorre até o dia 07 de maio, em Uberaba, Minas Gerais, tem como destaque, este ano, o 1º Seminário Zebu Carbono Neutro – Pecuária Sustentável Gerando Riquezas.
Nesta segunda-feira (1º), especialistas nas mais diversas áreas ligadas à neutralidade de carbono, uma alternativa para evitar o desequilíbrio do efeito estufa, se uniram para discutir a sustentabilidade do setor.
A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), que tem 22 mil associados e atua desde 1934 em toda a cadeia produtiva, desde a pecuária seletiva até a comercial; orientando sobre pastagens, crédito financeiro, fomento, extensão rural e mercado consumidor, trouxe Roberto Giolo, pesquisador da Embrapa, para palestrar sobre técnicas para a atividade, legislação e créditos de carbono.
- O consumidor de hoje, além de querer um produto de qualidade, quer saber as condições com que este produto foi elaborado e que impacto ele gerou ambientalmente e socialmente. E está disposto a pagar mais pelo produto desde que tenha tido pouco ou nenhum impacto ambiental - destaca Juan Lebron, Superintendente de Marketing da ABCZ.
A atualização do mercado para atividades "mais limpas" é uma aposta dos criadores de zebuínos que tentam se adequar às novas regras do Governo Lula (PT), que oferecerá créditos mais baratos para quem adotar práticas "verdes".
Uma dessas diretrizes obriga os produtores a recuperar parte da pastagem degradadas, tornando-as propícias para a lavoura ou transformando-as em outras pastagens mais produtivas. Essa ação pode ser feita em biomas como a Amazônia e o Cerrado. A ideia é usar melhor 30 milhões de hectares subutilizados, de acordo com a gestão petista.
- Seguimos buscando uma pecuária de precisão, trabalhando com responsabilidade e servindo de exemplo para todos os produtores de diversas partes do planeta - reforçou o presidente da ABCZ, Gabriel Garcia Cid.
Siga as nossas redes sociais:
Facebook: Jornal do Agro Online
Instagram:@Jornaldoagroonline
Telegram: Jornaldoagroonline
TikTok: @jornaldoagroonline