desktop_noticias_topo

Putin volta a acusar o Ocidente e pede cooperação do Brics para garantir alimentos ao mundo

Por videoconferência, o presidente russo, Vladimir Putin participou da ‘cúpula dos Brics’, nesta terça-feira (22), e defendeu mais cooperação entre os países do grupo (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) para garantir ao mundo o fornecimento de alimentos e recursos energéticos.

A informação foi publicada pela agência Reuters.

"A Rússia é a favor do estabelecimento de uma cooperação mais estreita no âmbito dos Brics para o fornecimento confiável e ininterrupto de energia e recursos alimentares aos mercados mundiais", disse Putin, direto de Moscou, a capital russa, para Joanesburgo, na África do Sul, diz a notícia.

O presidente da Rússia diss ainda que poderá cumprir uma recente promessa de doção de alimentos para seis países africanos. O lote, segundo Putin, teria entre 25 mil e 50 mil toneladas.

E não se privou de citar a Ucrânia, país contra o qual está em guerra desde fevereiro de 2022, afirmando que “os russos são capazes de substituir os cereais ucranianos no mundo, tanto comercialmente como em doações”

“Putin enfatizou que Moscou está aumentando o fornecimento de combustíveis, produtos agrícolas e fertilizantes aos países do sul e contribui para fortalecer a segurança alimentar e energética global e combater a pobreza e a fome nos países mais necessitados, ressalta a reportagem

O líder russo voltou a insistir que o Kremlin está pronto para voltar à iniciativa do Mar Negro sobre as exportações de cereais, e reforçou que o ‘Ocidente’ está dificultando o fornecimento russo de cereais e fertilizantes desde o início da guerra na Ucrânia.

"As conversações com os parceiros já estão concluídas", anunciou, salientando que a Rússia teve este ano "uma colheita magnífica".

Siga as nossas redes sociais:

Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:

https://t.me/jornaldoagroonline

Curta nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/profile.php?id=100090837996028

Instagram: https://www.instagram.com/jornaldoagroonline/

TikTok: tiktok.com/@jornaldoagroonline

Fonte: Reuters

Mostrar comentários