desktop_noticias_topo

INPI reconhece Indicação Geográfica Tambaqui do Vale do Jamari

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) publicou no dia 15 o reconhecimento da Indicação Geográfica (IG) Tambaqui do Vale do Jamari. A IG é a primeira de Rondônia na modalidade indicação de procedência e reconhece a região rondoniense como grande expoente de qualidade e de produção do peixe nativo.

Com essa conquista, Rondônia agora tem duas IG reconhecidas. A primeira foi a Matas de Rondônia, para os cafés Robustas Amazônicos, em 2021. Ambas foram diagnosticadas e estruturadas com apoio do Sebrae Rondônia.

O trabalho com a IG Tambaqui do Vale do Jamari teve início em 2019 com a documentação depositada junto ao INPI em junho do ano passado. A entidade detentora da IG é a Associação dos Criadores de Peixes do Estado de Rondônia, Acripar, baseada na cidade de Ariquemes, principal município produtor de Tambaqui no Brasil. Desde 2018, a instituição é parceira do Sebrae nos projetos de apoio a produção de peixes nativos, assim como na abertura de novos mercados para o pescado rondoniense.

“Trata-se de uma conquista importantíssima para Rondônia, em especial para os pequenos produtores do Tambaqui do Vale do Jamari, pois reconhece essa região como notória produtora dessa espécie, e é o resultado de um trabalho que se iniciou em 2019 e envolveu vários técnicos do Sebrae, o que nos deixa muito felizes e nos motiva a continuar apoiando as demandas da piscicultura local”, destaca Alessandro Macedo, diretor-técnico do Sebrae em Rondônia.

A IG Tambaqui do Vale do Jamari é composta pelo território de 11 municípios rondonienses – Alto Paraíso, Ariquemes, Buritis, Cacaulândia, Campo Novo de Rondônia, Cujubim, Itapuã do Oeste, Machadinho D’Oeste, Monte Negro, Rio Crespo e Theobroma. Essa região é responsável por mais de 50% da produção de Tambaqui do estado.

Siga as nossas redes sociais:

Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:

https://t.me/jornaldoagroonline

Curta nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/profile.php?id=100090837996028

Instagram: https://www.instagram.com/jornaldoagroonline/

TikTok: tiktok.com/@jornaldoagroonline

Fonte: Agência Sebrae

Mostrar comentários