desktop_noticias_topo

Defesa Agropecuária realiza oficina para enfrentamento da gripe aviária

A Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) realizaram uma oficina de preparação para enfrentamento de emergência zoossanitária de influenza aviária.

O workshop, organizado pelo Centro de Operações de Emergências - COE-Unificado-IA, teve como objetivo a preparação tempestiva dos Órgãos Federais para atuação frente aos possíveis impactos da disseminação da doença no Brasil.

Em 22 de maio, o Mapa declarou estado de emergência zoossanitária em todo o território nacional. A declaração possibilita a mobilização de verbas da União e a articulação com outros ministérios, organizações governamentais - nas três instâncias: federal, estadual e municipal - e não governamentais.

“Já trabalhamos de forma integrada no COE-Unificado-IA os três ministérios Mapa, Meio Ambiente e Saúde para prevenção, vigilância e cuidado com saúde pública, bem como a articulação das informações. Agora precisamos coordenar essas ações com os demais órgãos e agências”, relata o diretor do Departamento de Serviços Técnicos, José Luis Vargas.

Durante a oficina, foram apresentados os riscos da influenza aviária e discutidos os possíveis danos e impactos em diversos setores, tais como: agropecuários, saúde pública, meio ambiente, comercial, econômico e social.

A influenza aviária, também conhecida como gripe aviária, é uma doença viral altamente contagiosa que afeta, principalmente, aves silvestres e domésticas.

É importante lembrar que a doença não é transmitida pelo consumo de carne de aves e nem de ovos. As infecções humanas pelo vírus da Influenza Aviária podem ser adquiridas, principalmente, por meio do contato direto com aves infectadas (vivas ou mortas).

Siga as nossas redes sociais:

Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:

https://t.me/jornaldoagroonline

Curta nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/profile.php?id=100090837996028

Instagram: https://www.instagram.com/jornaldoagroonline/

TikTok: tiktok.com/@jornaldoagroonline

Fonte: Mapa

Mostrar comentários