Genética é utilizada para aumentar produção de brócolis no Brasil
Um trabalho de pesquisa que levou ao desenvolvimento de variedades híbridas é responsável pelo aumento em 100% na produção de brócolis no Brasil, segundo a Associação Brasileira do Comércio de Sementes (ABCSEM)
Esse trabalho, em que as sementes são modificadas geneticamente, possibilita o cultivo mesmo em áreas ou períodos com temperatura mais elevadas, como nos climas tropicais.
As plantas de brócolis, assim como de outras hortaliças da família das brássicas, requerem temperaturas amenas para florescer e produzir. Esse requisito, porém, tem sido reduzido com o melhoramento genético visando maior adaptação climática. Isso tem permitido a produção e ampliação da oferta do brócolis ao longo do ano.
Dessa forma, criou-se um ambiente propício para o crescimento tanto da área de plantio quanto da produtividade de brócolis no País, com taxas anuais de expansão do mercado chegando aos 5%, que movimenta mais de R$ 1 bilhão ao ano no varejo.
Uma das características fundamentais para o plantio de brócolis é a resistência a doenças, principalmente ao Xanthomonas. A linha Topseed Premium da Agristar do Brasil oferece aos produtores o híbrido Ninja, uma cultivar de verão que, por se destacar na tolerância a essa bactéria, tem sua janela de cultivo estendida para inverno e meia estação.
Siga as nossas redes sociais:
Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:
https://t.me/jornaldoagroonline
Curta nossa página no Facebook:
https://www.facebook.com/profile.php?id=100090837996028
Instagram: https://www.instagram.com/jornaldoagroonline/
TikTok: tiktok.com/@jornaldoagroonline
Fonte: ABCSEM / Agrolink