desktop_noticias_topo

Decisão do Copom beneficia setor supermercadista, segundo especialista

O Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu em sua última reunião, realizada no dia 02 de agosto, reduzir a taxa Selic em 0,5 ponto porcentual, passando de 13,75% para 13,25% ao ano.

Para o economista da Associação Paulista de Supermercados (APAS), Felipe Queiroz, a decisão do Copom traz benefícios significativos para o setor supermercadista:

“A APAS acredita que a menor pressão inflacionária aferida tanto pelo IPCA, quanto pelo IPS-APAS, assim como o baixo ritmo da atividade econômica interna, sobretudo o consumo das famílias, possibilitaram a redução da taxa básica de juros.

A associação entende que o cenário econômico atual e a tendência de médio e longo prazo da inflação possibilitam a manutenção do ciclo de queda da taxa Selic, encerrando o ano em torno de 12% a.a.”, afirmou.

A última vez em que o BC tinha reduzido a Selic foi em agosto de 2020, quando a taxa caiu de 2,25% para 2% ao ano. Depois disso, o Copom elevou a Selic por 12 vezes consecutivas, num ciclo que começou em meio à alta dos preços de alimentos, de energia e de combustíveis, e, a partir de agosto do ano passado, manteve a taxa em 13,75% ao ano por sete vezes seguidas.

A expectativa da APAS é que o órgão realize cortes adicionais de 0,5 ponto percentual nas próximas reuniões.

Siga as nossas redes sociais:

Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:

https://t.me/jornaldoagroonline

Curta nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/profile.php?id=100090837996028

Instagram: https://www.instagram.com/jornaldoagroonline/

TikTok: tiktok.com/@jornaldoagroonline

Mostrar comentários