Petrobras negocia parceria para produção de fertilizantes
A Petrobras avalia uma parceria com a Unigel para retomar a operação das duas fábricas de fertilizantes arrendadas em Sergipe e na Bahia. As duas unidades da estatal foram arrendadas à Unigel durante o governo de Jair Bolsonaro, em contratos de dez anos
Mas neste ano a produção nas duas unidades foi interrompida, depois que Unigel alegou que a falta de flexibilidade nos contratos de gás tornava as operações economicamente inviáveis.
Segundo a companhia, a queda nos preços dos fertilizantes no mercado internacional foi mais acentuada do que a retração dos preços do gás, o que afetou as operações.
A partir de paradas para manutenção, a Unigel em Sergipe parou primeiro, entre abril e maio; e na sequência, repetiu a estratégia na Bahia, onde a companhia tem outra planta no polo de Camaçari.
Para além das fábricas no Nordeste, a Petrobras também vai anunciar este mês a retomada das operações na Araucária Nitrogenados (Ansa), unidade de fertilizantes nitrogenados no Paraná.
Outra fábrica que chegou a ser colocada à venda, mas pode voltar ao plano de investimentos da Petrobras é a UFN-3, no Mato Grosso do Sul.
As obras de construção da planta foram interrompidas em 2014, com 82% de conclusão, devido à rescisão do contrato da Petrobras com o consórcio responsável, formado por Sinopec e Galvão Engenharia. A estatal avalia no momento a possibilidade de retomar o projeto.
Siga as nossas redes sociais:
Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:
https://t.me/jornaldoagroonline
Curta nossa página no Facebook:
https://www.facebook.com/profile.php?id=100090837996028
Instagram: https://www.instagram.com/jornaldoagroonline/
TikTok: tiktok.com/@jornaldoagroonline
Fonte: Agência EPBR